Igreja Prebisteriana do Bairro Belvedere

"O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA"

Salmos 111:10

Nossa História

O Início do Trabalho

No dia 17 de Fevereiro de 2008 o trabalho foi consagrado formalmente, com culto de louvor a Deus. O núcleo básico do trabalho iniciou-se em setembro de 2004 com reuniões regulares de grupos familiares. Eram inicialmente 04 casais e 03 irmãos que participavam regularmente: Helena e João Goulart, Vânia e Paulo Corrêa, Ângela e Norberto Costa, Liliana e Rev. Geraldo, Carlos Magno, Lidia Costa e Ana Karina, somando um total de 11 pessoas. Pouco tempo depois juntou-se ao grupo o casal Cristiana e Ivan. O objetivo inicial era apenas estudar a Bíblia, compartilhar e orar uns pelos outros. O trabalho foi se solidificando e em setembro de 2007, 03 anos depois, o grupo decidiu que estava na hora de organizar-se em Congregação da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, tendo recebido total apoio do seu Conselho, que aprovou a consagração daquele pequeno núcleo familiar em Congregação. O núcleo básico da congregação, nesta ocasião, era composto de 6 presbíteros, 1 diácono, alguns jovens e adultos com um nível de maturidade e envolvimento muito bom que os levou a se envolverem com as crianças, com a música e também com o trabalho social. As aulas da Escola Dominical estavam voltadas para o preparo e capacitação dos membros, no sentido de prepará-los para o trabalho de evangelização e plantação da nova igreja. Os cultos doutrinários semanais visavam preparar os membros doutrinariamente, uma vez que estudávamos o Catecismo Maior de Westminster, uma pergunta por semana. No início a preocupação era com o preparo e capacitação dos membros da nova igreja.

O BAIRRO BELVEDERE

Bairro de classe média alta e classe alta, predominantemente, em Belo Horizonte. O Bairro Belvedere é composto de condomínios, casas, ruas e avenidas largas, palmeiras, e grandes prédios. O bairro está passando por um crescimento imobiliário, o maior em todo o estado de Minas Gerais, com construções em diversos pontos do bairro. É no Belvedere que fica o famoso BH Shopping, o Hard Rock Cafe, a torre Alta Vila, Ponteio Lar Shopping – o maior shopping de decoração de interiores de Belo Horizonte, o Burguer King, várias lojas da rede Mc Donald´s, hipermercados, via expressa, etc. Ao seu redor, ficam condomínios de casas e mansões, como o Alphaville Lagoa dos Ingleses, Villa Del Rey, Villa Castela, Vale dos Cristais, etc. É o bairro mais alto da cidade, variando de 1.100 a 1.270 metros de altitude e possui um clima bem mais ameno que o do centro da cidade, situado a 850m de altitude. Exatamente como o vizinho bairro Mangabeiras, possui uma espetacular vista da cidade. Limita-se, também, com os bairros Vale do Sereno e Vila da Serra, já no município de Nova Lima. Divide-se em Belvedere I, II e III. As duas primeiras etapas tiveram como Urbanista o arquiteto Ney Werneck.

O PRIMEIRO LOCAL DAS REUNIÕES

A congregação iniciou seu trabalho se reunindo semanalmente à Rua Patagônia, 467 – Bairro Sion, na residência do Presbítero Paulo de Tarso Correa, presbítero da Primeira Igreja, que disponibilizou a sala de sua casa, um local amplo e agradável, retirando todos os móveis e fazendo uma adaptação que tem a capacidade para abrigar 60 cadeiras, púlpito, piano e gazofilácio. O local é climatizado (ar condicionado), possui uma entrada independente, localizando-se na frente da propriedade com fácil acesso da rua. A Escola Dominical era realizada nas manhãs de domingo à 9h30min e o Culto de Adoração às 18h30min. O Culto Doutrinário era realizado às quartas feiras às 20h.

IMÓVEL ADQUIRIDO PARA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

No mês de junho de 2008, com a ajuda da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, que nos emprestou a importância de R$ 175.000, 00 (Cento e setenta e cinco mil reais), adquirimos uma área com 1.126 m² na Av. Presidente Eurico Gaspar Dutra. Esta avenida é um dos acessos para o bairro Belvedere. O local é privilegiado, de fácil acesso e com espaço suficiente para construir o Templo e o Edifício de Educação Religiosa, além de área para estacionamento interno, conforme a exigência dos órgãos públicos. Há também um grande espaço para estacionamento na avenida sem maiores prejuízos para a vizinhança.

O SEGUNDO LOCAL DAS REUNIÕES

A congregação cresceu e foi necessário mudar para um local mais amplo e mais acessível a visitantes e novos membros que vieram se juntar a nós. No início de 2009 alugamos uma loja com 250 m² na Rua Haiti, 174, Loja 04 – Bairro Sion. O local era estratégico, pois ficava bem em frente aos dois lotes adquiridos para construção da Sede própria.

MUDANÇA DE PLANOS NA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

Ao consultar os órgãos públicos sobre o tipo de construção que poderíamos edificar nos nossos lotes, fomos surpreendidos com uma triste notícia: a igreja não necessitava de alvará para o seu estabelecimento, mas a construção de um Templo sofria impedimento legal, pois uma lei aprovada pela Câmara Municipal em 1996 impedia que tal edificação se concretizasse. Diante desse impedimento, houve uma mudança de planos e começamos a procurar um local onde comportasse o número de membros existentes e também o crescimento que era inevitável.

O TERCEIRO E DEFINITIVO LOCAL DAS REUNIÕES

De forma inesperada Deus abriu (o termo correto escancarou) as portas e encontramos uma residência que comportava nossa igreja e estava pronta para adaptação visando um crescimento rápido

NOME DA CONGREGAÇÃO E AGORA IGREJA

Inicialmente foi chamada de Congregação Presbiteriana do Bairro Belvedere e na sua organização passou a ser chamada de Igreja Presbiteriana do Bairro Belvedere, e recebeu o nome de fantasia de CAPELA PRESBITERIANA DO BELVEDERE.

PARCERIAS IMPORTANTES

Além da arrecadação da própria igreja, contamos no primeiro ano com uma ajuda da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte referente a 1/3 (um terço) das despesas pastorais e um projeto de parceria para 03 anos aprovado pelo Plano Missionário Cooperativo da Igreja Presbiteriana do Brasil (PMC-IPB) em mais 1/3 (um terço) das despesas pastorais.

ORGANIZAÇÃO EM IGREJA

A Igreja Presbiteriana do Bairro Belvedere foi organizada no dia 15 de fevereiro de 2009, como fruto da preocupação de alguns irmãos com a evangelização dos moradores do Bairro Belvedere. Preocupados em manter os princípios reformados e o verdadeiro ensino das Escrituras, a Soberania de Deus e uma liturgia que expresse a fé e o conhecimento acerca da verdadeira adoração, esses irmãos se reuniram por iniciativa própria e solicitaram ao conselho da Primeira Igreja, onde a maioria era membro, a sua organização em congregação e posteriormente ao Presbitério Belo Horizonte, que os organizou em igreja. Assume o pastorado da Igreja o rev. Geraldo Silveira Filho, que desde o início estava com os irmãos. São arrolados, como primeiro ato, os seguintes irmãos, como membros comungantes e não comungantes da novel Igreja:

MEMBROS COMUNGANTES

Adriana Falci Grassi Freire, Adriana Junqueira Espíndola Botelho, Ana Karina Costa Dutra, Ângela Filomena Fagundes da Costa, Carlos Magno Lemos da Silva, Cristiana Silveira Muzzi de Vasconcelos, Dora Menezes de Paiva Ferreira, Eliana Castelli Santiago, Flávia Amorim Ramos, Ivan Vilhena de Vasconcelos, Jaeder Ferraz Ferreira, João Alberto Goulart, João Paulo Magalhães Arumaa, Jonathas Souza Silveira, Josué Freire dos Reis, Larissa Barbeiro da Cruz, Lídia Pergher Costa, Liliana Souza da Silva Silveira, Luciano Menezes Botelho, Maria Auxiliadora Matos Ferreira, Maria Vânia Correa, Mateus Fonseca dos Reis, Mauricio Beltrão Santiago, Norberto Campos da Costa, Pâmela Passos de Melo Arumaa, Paulo Pereira Aruma, Paulo Roberto da Silva Ligório, Paulo Tarso Correa, Priscilla Grassi Freire, Rosane Poggiali Magalhães Arumaa, Sergio Solino Ramos, Talita Souza Silveira, Tânia Maria Costa Amorim Ramos e Timótheo Souza Silveira.

MEMBROS NÃO COMUNGANTES

André Junqueira Espíndola Botelho, Izabela Muzzi de Vasconcelos, Júlia Muzzi Vasconcelos, Juliana Espíndola Botelho e Rachel Tiago Ligório.

COLABORADORES

Alguns irmãos colaboraram muito no início do trabalho, embora não tenham se transferido como membros para nossa igreja. Quero destacar alguns desses irmãos: Synval Filgueira de Morais Junior, Marco Antônio Paiva e sua esposa Raquel Boy Paiva e as filhas Laura e Aline, o Presb. Marcos Vieira de Souza, os irmãos Geraldo Rezende e Amélia Anglada, Joana Cruz e David, Cristiane e Argeu Geo e seus filhos Paulo Victor e Argeu Filho.

Os primeiros membros e líderes

O Início

Os primeiros membros e líderes

Sede inaugural da igrejas

Bairro Belvedere

Sede inaugural da igrejas

Salão Antigo

O Início

Salão Antigo

Organização Inicial

O Início

Organização Inicial

Reforma do Salão da Nova Sede

Novo Salão

Reforma do Salão da Nova Sede

Salão preparado e ja funcionando como sede da igreja

O Salão Reformado

Salão preparado e ja funcionando como sede da igreja

Sede Atual da Igreja

Sede Atual da Igreja

Desde 2010

Copyright 2013 - Igreja Presbiteriana do Belvedere Big Bang Comunicação